PSICANÁLISE EM CENA

A psicanálise é uma área do conhecimento que desde as suas origens – com Freud – estabeleceu conexões com a antropologia, a filosofia, a religião e não deixou fora a literatura e a arte. Pelo contrário, a arte sempre gozou de um lugar privilegiado. Nelas estão expostos os desejos, os ideais, as realizações, as angústias e as frustrações do ser humano.

Atentos a esse fato, a ASSOCIAÇÃO PSICANALÍTICA DE ARACAJU, através de seus membros Gílson Pinheiro da Silva, Ana Tereza Rudeski Cabral e Júlia Regina Falcão de Lima, criou o Projeto PSICANÁLISE EM CENA com o objetivo de fazer da dramaturgia cinematográfica um espaço de reflexão sociocultural, particularmente voltada para os fundamentos psicanalíticos.

Ao colocar em cena as infindáveis possibilidades existenciais dos sujeitos, o Cinema abre caminho para considerações maduras e científicas sobre o modo de funcionamento da psicologia humana, da sociedade e das instituições em seus vários seguimentos: político, social, filosófico, religioso etc.

Nessa direção é que em 05 de junho de 2014, ocorreu o primeiro evento com a exibição do filme HANNAH ARENT (2012), seguida de uma exposição do Prof. Salomão Santana a qual serviu de estímulo para o início dos debates.

Desde então, esse projeto – que ocorre normalmente às primeiras quintas-feiras de cada mês, de forma gratuita – oferece ao público de profissionais e estudantes de nível superior uma oportunidade de participar de discussões no campo da psicanálise e nos demais campos científicos que com ela mantêm uma relação de diálogo. Acompanhe nossa página sobre o evento para saber mais sobre os próximos filmes!

TODOS ESTÃO CONVIDADOS!