SOBRE A ASSOCIAÇÃO PSICANALÍTICA DE ARACAJU

library

A Associação Psicanalítica de Aracaju é o resultado de um longo trabalho realizado pelo Prof. Dr. Antonio Cardoso Filho na Universidade Federal de Sergipe, desde o ano de 1981, quando, a convite da Coordenação do Curso de Pós-Graduação em Letras, ministrou a disciplina “Literatura e Psicanálise”. A partir daí iniciaram-se frequentes cursos e palestras dentro dos projetos da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários – UFS, cujos temas sempre alcançavam a psicanálise clínica ou a psicanálise aplicada.

Devido à demanda significativa de profissionais das mais diversas áreas do conhecimento a esses cursos (professores, psicólogos, médicos, pedagogos, advogados entre outros), o Dr. Antonio Cardoso organizou, na própria Universidade Federal de Sergipe, o Curso de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica – nível de Especialização –, que se realizou de 1996 a 1999 e para o qual vieram vários psicanalistas de outras cidades como Salvador, Recife e Rio de Janeiro que se somaram ao Dr. Antonio Cardoso na condução do ensino.

Com a aproximação do término do curso, alguns alunos insistiram para que houvesse uma continuidade desses estudos através da criação de uma instituição que acatasse vários deles mesmos – que estavam encerrando suas atividades – bem como acolhesse outros profissionais e alunos universitários interessados na pesquisa da organização e do funcionamento psíquicos a partir da teoria freudiana.

Desse desejo, nasceu em 2001 a Associação Psicanalítica de Aracaju, que desde então mantém suas atividades de Ensino e de Formação Clínica. Por que falar em Ensino e Formação Clínica?

Embora o Ensino Teórico seja parte obrigatória da Formação Clínica, ele está aberto também àqueles que querem apenas ter o conhecimento teórico da psicanálise a fim de adquirem melhor competência em suas relações de trabalho com o público com que lidam a exemplo de advogados, assistentes sociais, professores, religiosos além de muito outros.

Portanto, a Associação Psicanalítica de Aracaju é uma instituição científico-cultural cujo objetivo são os estudos dentro do campo psicanalítico – em especial o pensamento de Freud e de Lacan – e das relações que este campo estabelece com as ciências humanas e sociais já que esta área do saber não está reduzida à prática clínica mas se aplica também à análise dos fenômenos humanos no âmbito das Ciências Sociais e Políticas, do Direito, da Educação, da Linguagem, da Filosofia, da Antropologia, do Jornalismo entre vários outros. Para os que pretendem a Formação Clínica, atividades específicas são requeridas além dos estudos teóricos.

Com o objetivo de disponibilizar a psicanálise ao maior público possível, a Associação mantém o Projeto “Psicanálise em Cena” pelo qual são exibidos filmes mensalmente com análise feita por um convidado e abertura de debate logo após. Da mesma forma disponibiliza, a pessoas de menor poder aquisitivo, oportunidade de atendimento clínico por preços reduzidos.

Então, a todos os que em seus interesses particulares consideram a psicanálise um saber de aplicação importante, estão abertas as atividades desta Associação. Entre em contato conosco.