FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

Formação Teórica

A Formação em Psicanálise é feita não em Universidades mas em Instituições psicanalíticas cujo objetivo é a transmissão desse campo do saber. Também aí são realizados os estudos teóricos sem os quais não é possível a Formação Clínica.

Na Associação Psicanalítica de Aracaju, a Formação Teórica – uma das bases da Formação Clínica – está aberta também a todos os que se interessam pela psicanálise em suas relações com as diversas ciências humanas e sociais como a Psicologia, a Literatura, a Linguagem, a Filosofia, a Pedagogia, a Psicopedagogia, a Sociologia, a Política, o Direito, o Jornalismo etc. Em todas essas áreas, a psicanálise é um instrumento de leitura para a compreensão do que subjaz à organização dos fenômenos sociais e dos objetivos neles presentes. Essa Formação Teórica na Associação se dá através da participação em dois níveis de estudo: o Nível I, voltado para os Fundamentos Teóricos da Psicanálise, com duração de dois anos e meio; e o Nível II, voltado mais especificamente para a Teoria da Clínica Psicanalítica, com duração de um ano e meio. O Nível II é um momento em que o pretendente a analista deve demonstrar seu interesse pela Formação Clínica através de estudos pessoais coordenados por um orientador além da realização de palestras e de pequenos cursos para os demais membros da Associação, cursos esses ministrados em momentos previamente estabelecidos e sob a supervisão de um psicanalista da Associação.

Formação Clínica

A Formação Clínica em Psicanálise decorre de um conjunto de fatores: estudos teóricos; análise pessoal; produção científica através da elaboração de artigos, ensaios; envolvimento com as atividades da Instituição; supervisão no início da prática clínica e participação assídua nas atividades da Instituição.

Mas essa Formação pode ser resumida pelo tripé: estudos teóricos, análise pessoal e supervisão.

Na Associação Psicanalítica de Aracaju, os estudos se dão através do cumprimento das etapas da Formação Teórica. Este é o ponto de partida da Formação Clínica, particularmente no que diz respeito ao Nível II. Aliado a esses estudos, cumpre aos candidatos a analista a realização de sua análise pessoal. Ao final do Nível II, aqueles que satisfizeram as orientações normativas, solicitam à Comissão de Admissão a Analista Praticante o reconhecimento dessa condição para darem início à sua prática clínica como psicanalistas. Essa é uma forma de preservar a boa formação daqueles que ocupam esse lugar.

Contudo, essa Formação não pode ser medida apenas por um tempo de estudo ou pela participação em um conjunto de seminários, palestras e grupos de estudo.

A Formação Clínica tem um caráter de responsabilidade pessoal de cada membro pretendente a analista através de sua participação efetiva e desejante nas diversas atividades oferecidas pela Associação.

Esta Formação, portanto, ultrapassa o simples cumprimento das normas. Ela requer a colocação do desejo de cada pretendente nos estudos e na própria análise pessoal. Entenda-se: a Associação, como todas as demais instituições psicanalíticas eticamente constituídas, não ‘cria’ o psicanalista, a exemplo dos cursos universitários, que certificam o lugar do profissional a partir de um diploma. A cada membro em formação cabe demonstrar a sua transferência para com a psicanálise. Da mesma forma, deve demonstrar a competência necessária para ocupar o lugar do analista e a consciência de que esta Formação é contínua.

As normas da Associação Psicanalítica de Aracaju procuram contemplar esse procedimento tendo em vista uma boa formação do psicanalista.

O que aqui se apresenta são esclarecimentos fundamentais para que se crie, desde cedo, uma compreensão adequada sobre O QUE É A PSICANÁLISE e sobre as IMPLICAÇÕES DE SUA PRÁTICA E DE SUA ÉTICA.

Aqueles que pretendem ingressar no Curso de Formação em Teoria Psicanalítica devem entrar em contato com a Secretaria da Associação a fim de obterem maiores informações.